Vinhos rosés para um Outubro Rosa....
Outubro é o mês em que acontece uma das mais importantes campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A Porto a Porto abraça essa causa e apresenta quatro sugestões de vinhos rosé em homenagem ao Outubro Rosa. França, Portugal, Chile e Argentina foram os países escolhidos para demonstrar a versatilidade desse estilo de vinho, seja para ser servido sozinho ou para acompanhar alguns pratos. Do Chile o destaque é o Cefiro Reserva Syrah Rosé, elaborado pelo produtor Viña Casablanca no melhor terroir de clima frio do Chile, a 20 quilômetros do Oceano Pacífico. De cor rosa intenso, apresenta aromas delicados. No paladar é leve, frutado, fresco e muito bem equilibrado. Acompanha perfeitamente sushi, sashimi e tartare de salmão, além de ser indicado para acompanhar cheese cake de framboesa.
De Portugal a sugestão é o espumante 3B, elaborado pela enóloga Filipa Pato com as uvas Baga e Bical na região da Bairrada. Elegante e delicado, ele apresenta cor salmão brilhante com borbulhas numerosas e intensas. Seus aromas lembram framboesa e fermento de pão. Em boca é seco, frutado e possui acidez mineral. Um vinho espumante perfeito para acompanhar queijos de pasta dura, salmão e frutos do mar.
Da França o selecionado é o Le Rosé de Floridene, elaborado pelo reconhecido produtor Denis Dubourdieu na região de Bordeaux. Feito com a uva Cabernet Sauvignon, apresenta coloração rosa claro e intenso aroma de groselha, maracujá e morango. No paladar é seco, saboroso e refrescante. Vinho excelente para aperitivo ou ainda para acompanhar peixes grelhados.
Da Argentina vem esse rótulo com a uva emblemática do país, o Nieto Malbec Rosé, elaborado pelo produtor Nieto Senetiner na região de Mendonza. Vinho de cor rosada, com aromas intensos de frutas vermelhas, como cereja, apresenta pronunciada acidez, o que confere juventude e expressão no paladar. Diferentes das outras sugestões, cerca de 30% desse exemplar amadurece em carvalho francês para intensificar os aromas da Malbec antes do engarrafamento. Vinho ótimo para acompanhar risotos leves, como os de funghi ou aspargo.
(Divulgação)