Curitiba 18💙18 vence Top de Marketing ADVB 2020 na Categoria Social
Campanha de financiamento coletivo arrecadou R$ 991.841 em 18 dias em prol de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana.
A ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná) realizou na noite desta quarta-feira, 16 de dezembro, a premiação do 48º Top de Marketing, em evento inédito transmitido ao vivo pela internet. O prêmio consagra os melhores cases nas categorias Comunicação, Indústria, Serviços, Social, Startup e PME, Varejo e Arquitetura e Construção. O tema da campanha é Ninguém chega no topo sozinho – um reconhecimento aos que fizeram a diferença, por meio de suas ações inovadoras de marketing e vendas, em um ano com muitos desafios.Na categoria Social, o grande vencedor da noite foi o Centro Israelita do Paraná, com o case Curitiba 1818. “É gratificante culminar nossa grande campanha com esse prêmio. O pavor da pandemia e a sensibilidade à flor da pele ao longo do ano inteiro transformados em algo concreto. A meta inicial de 1.818 cestas foi superada em apenas dois dias e a campanha deixou de ser só da Comunidade Israelita e ganhou Curitiba. Foram 1.295 doadores de todos os cantos, credos e posses, que ajudaram a minimizar um pouco o sofrimento da população carente. O número 18 é muito importante para o judaísmo, é o número cabalístico da vida”, conta Helio Bruck Rotenberg, coordenador da campanha.
Sobre a Curitiba 1818 - Uma campanha em torno do número cabalístico 18. Assim foi a Curitiba 1818, uma iniciativa da Comunidade Israelita do Paraná, que foi abraçada por muitos curitibanos, pessoas físicas e jurídicas. A ação foi inspirada na campanha original de São Paulo, realizada algumas semanas antes. A arrecadação total pela plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria foi de R$ 991.841,00, que foram transformados em 270 toneladas de alimentos para mais de 9 mil famílias. A distribuição teve o apoio logístico da Trans Pizzatto.
O número 18 foi escolhido por simbolizar a vida, transformando alimentos em esperança para as famílias mais necessitadas, situação agravada pela pandemia. “18 simboliza ‘chai’, que é vida em hebraico. E o coração, uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que tão bem recebeu nossos antepassados que vieram construir suas vidas em Curitiba”, afirma David Chaim Bergman, presidente da Comunidade Israelita do Paraná.
“Começamos esta campanha com uma meta que consideramos ousada, de arrecadar recursos para distribuir 1.818 cestas básicas em Curitiba e Região Metropolitana. Mas as pessoas ficaram tão entusiasmadas, que em dois dias chegamos na meta. A nossa decisão foi de continuar e, afinal, quintuplicamos a marca inicial”, comemora Helio Bruck Rotenberg, coordenador da Campanha.
Foram diversas ONGs atendidas, entre elas: Renar - Obra Assistencial de Recuperação e Resgate à Vida; Centro de Amparo à Criança e Adolescente Nossa Senhora do Monte Carlo; Instituto Playing For Change; Associação Beneficente Projeto Nova Terra; Associação Beneficente São Roque; ABC Vida - Associação Beneficente Curitibana; Anjos - Amigos Nova Jerusalém Organização Social; Sociedade Crescer; Um Lugar ao Sol; Instituto AMA; CEIS Betânia – Irmandade Evangélica Betânia; Atitude na Cabeça e no Coração; Centro Sócio Educacional Esperança; ECD – Encontro Com Deus; Lar dos Idosos Recanto do Tarumã; Associação Iniciativa Cultural Passos da Criança; Teto; Paróquia Santo Antônio Parolin e Hils Farein.
A Campanha, que começou dentro da Comunidade Israelita, ganhou Curitiba. Foram várias personalidades, artistas, restaurantes e empresas que transformaram este sonho em realidade. “Tenho a certeza de que este esforço coletivo fará uma grande diferença na vida dessas mais de 9 mil famílias. Nosso muito obrigado a todos que se envolveram nesse movimento numa época tão delicada para a população”, complementa Rotenberg.
E, na reta final da campanha, ocorreu um leilão beneficente, conduzido de forma voluntária por Helcio Kronberg, que arrecadou mais de R$ 200 mil. Entre os lotes, obras de artistas como Marcelo Paciornik, Poty Lazzarotto, Luiz de Souza, Romero Britto, Marc Chagall, Juarez Machado, entre outros. Destaque para um desenho livre de Pablo Picasso. E para o quadro que o artista Armando Merege criou inspirado no tema 1818, além de joias, itens esportivos e gastronômicos.
A entrega das cestas pode ser acompanhada pelos perfis da campanha no Facebook e Instagram @curitiba1818.
Na foto, com o troféu, Helio Rotenberg.
Foto: Divulgação.