Comida di Buteco 2021 terá foco no delivery e movimento “Salve os butecos”

 Concurso terá a temática “raízes” e público poderá receber o petisco em casa pela primeira vez na história. 

 

Após 4 adiamentos em função da pandemia, o concurso mais amado do Brasil está de volta: de 30 de julho a 22 de agosto acontece o Comida diButeco. Sua 21ª edição terá foco no delivery, fato inédito na história do concurso. Serão 21 bares participantes em Curitiba que funcionam de acordo com as regras determinadas pelos governos municipais.  

 

“Nossa missão de transformar vidas através da cozinha de raiz se faz mais necessária do que nunca. Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados ‘butecos’ já era o nosso propósito, com pandemia se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo”, comenta Filipe Pereira, organizador do Comida di Buteco.  Pereira ainda comenta que 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas neste último ano.  

 

Assim como seria no ano passado, o tema do concurso será “raízes”. Ou seja, esse é um ingrediente obrigatório no prato, seja no preparo do petisco, no molho e até como elemento decorativo.O público que quiser provar o prato participante, nesta edição, poderá pedir através do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. Os telefones dos butecosparticipantes serão divulgados no site do Comida di Buteco ou então podem ser encontrados no 99Food.Além disso, o consumidor que se sentir seguro pode participar presencialmente.  

 

Temos orientado os butecos participantes a cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento e estamos continuamente checando e reforçando esse cumprimento”, afirma Pereira. Uma prova disso é a parceria do concurso com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br  localizando o buteco que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, aquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas. 

 

COMO FUNCIONA O CONCURSO 

 

A competição inicia no dia 30 de julho e vai até 22 de agosto. Durante estes 24 dias apenas quem for ao buteco poderá votar para eleger o melhor de Curitiba. Isso porque, além do sabor do prato, é avaliado também o atendimento, higiene e temperatura da bebida. O peso da nota do petisco é o maior, com 70%, e as demais categorias tem o peso de 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e um grupo de jurados especialistas, críticos e butequeiros de plantão tem os outros 50%.   

 
Após ser coroado o melhor buteco da cidade, o eleito participará da segunda etapa do concurso que há 5 anos elege o melhor do Brasil. Nessa fase, há uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, que vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um da sua cidade e dois de outras cidades) e por fim elege-se em julho o Melhor Buteco do Brasil.  

 

História do Comida diButeco  
 

O Comida diButeco foi criado nos anos 2000, em Belo Horizonte (MG), com a ideia de instigar a criatividade dos butecos. Desde então, os bares são analisados pelo petiscos, ambiente, higiene e atendimento, e o lema é até hoje transformar a vida dessas pessoas por meio da cozinha raiz. Com o reconhecimento do concurso, o projeto foi se expandindo para outras cidades, e há cinco anos o Comida diButeco elege também o melhor buteco do Brasil.   
 

 PREMIAÇÃO DO 1º LUGAR DA ÚLTIMA EDIÇÃO DO CONCURSO, EM 2019
VENCEDOR: SCHNAPS BAR
CRÉDITO: EDUARDO MURPHY


Atualmente são 21 circuitos em mais de 40 cidades que comemoram o mês da 
botecagem. Do estado de Minas Gerais (berço do concurso): Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas, Vale do Aço – Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano. De São Paulo: São Paulo capital, Campinas, Jaguariúna, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto. Do Rio de Janeiro: Rio Capital, Baixada Fluminense e Niterói. Do Nordeste do Brasil: Salvador (BA), Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes (PE), Fortaleza (CE). Da região Norte: Belém e Ananindeua (PA), Manaus (AM), Da região sul: Florianópolis (SC), Porto Alegre e Canoas (RS) e Curitiba (PR). E da região Centro-Oeste: Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga (DF), Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO). 
 

 

O Comida diButeco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum butecoparticipante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.  

 

Empresas patrocinadoras em Curitiba 

 

Apresentadores: Farinha de trigo Isabela e Piraquê 
Patrocínio: Coca-Cola e 99food 
Banco oficial: Santander e GetNet  
Apoio: Abrasel, Chandon, Coletiva Mìdia, Curitiba Convention Bureau, Dickies/Santanense, Clube Gazeta do Povo, Germer, Heinz, Curta Curitiba, McCain, Rserva 51, Paraná Turismo, Perdigão, SEHA. 
Promoção: RPC TV 

 

Movimento Salve os Butecos 

 

E para quem deseja ajudar os butecos de outras maneiras foi ainda criado o movimento Salve os Butecos, cujo objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa de forma que esses bares possam se reerguer. Todos podem participar através de doações: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. Elas podem ser em espécie, produtos (no caso de empresas que atendem diretamente os butecos) e espaços na mídia para divulgar a campanha.  

 

A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso em todo o Brasil. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br.  A conta para doações é: 

Banco Santander 033 

Agência: 1595 

Conta número: 130023050 

Comida diButeco Produções Gastronômicas LTDA 

CNPJ: 06.204.569/0001-55 

 

Novas iniciativas 

No período em que o concurso não foi realizado, o Comida di Buteco criou algumas formas alternativas de estar próximo do seu público, fãs do Comida di Buteco e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade. Confira algumas iniciativas: 

Linha Festas Comida di Buteco 

Através de uma parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em produtos para decoração de festas, foram desenvolvidos  vários itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa, etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e também no site reginafestas.com.br. 


Piraquê
 Comida di Buteco
 

Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lançou em edição especial os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.  


Receitas Campeãs Comida 
di Buteco – Sympla Play
 

Sympla Play, braço da plataforma Sympla que comercializa cursos e conteúdos digitais,  convidou o Comida di Buteco para desenvolver uma “temporada” de vídeos de receitas  do concurso. Esta primeira leva traz receitas premiadas de BH e o produto é composto dos vídeos de 10 receitas, a história de cada um destes butecos, vídeo institucional do Comida di Buteco, um card com a receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto poderá ser adquirido na plataforma sympla.com.br a partir de 19 de Agosto 


Camisetas Comida 
di Buteco Chico Rei
 

O Comida di Buteco estará presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento Salve os Butecos. A linha estará disponível na loja chicorei.com a partir de 1 de agosto e será mais uma maneira de mostrar nossa paixão pelos butecos. 


Serviço
 

Comida diButeco Curitiba 

De 30/07 a 22/08 

 

Postagens mais visitadas deste blog

MON oferece mediação e atividade artística online sobre fotografia

Casamento Mocellin & Pimentel Slaviero...

R.I.P Rei PELÉ