O Vinho dos Descobridores
Marques de Casa Concha lança campanha "Descobridores" com enólogo Marcelo Papa e chef Felipe Bronze, e convida consumidores a descobrirem o universo fascinante de um grande vinho
Pack luxo Marques de Casa Concha com 6 dos oito rótulos da linha Crédito: Divulgação |
Desenvolvida pela Mullen Lowe Brasil, a campanha baseia-se em três pilares – o sentido de origem e diversidade de terroirs da linha Marques de Casa Concha; a comprovada excelência dos vinhos, todos eles acima de 90 pontos pelas principais publicações; e a experiência, que permitirá que consumidores descubram o fascinante mundo do vinho, conheçam sua história, suas cepas, as possibilidades de harmonização e muito mais. O tema central da “Descobridores” parte do pressuposto de que Marques possibilita viajar sem se mover, e de que através dele se descortinam novas culturas, constroem-se memórias e histórias que carregamos pela existência. O mote é em torno dessa jornada de descobertas que Marques de Casa Concha proporciona e que nos convida a descobrir também.
Chef Felipe Bronze preparando pratos harmonizados com Marques de Casa Concha Crédito: Ricardo Hara |
“A campanha reforça a vocação da Concha Y Toro de se aproximar cada vez mais de seus consumidores, ao proporcionar a eles experiências e descobertas que ficarão em suas memórias, e que esperamos, possam fazer parte de seus bons momentos de lazer, sempre com um vinho excelente, como os da linha Marques de Casa Concha. Como maiores importadores do país, e maior vinícola da América Latina, nosso compromisso é trazer ao público brasileiro a essência da viniviticultura chilena, umas das melhores e mais reconhecidas globalmente”, comenta Pietro Capuzzi, Head de Marketing da VCT Brasil.
O Jantar de lançamento da campanha no restaurante Pipo Foto: Ricardo Hara |
Didu Russo, Marcelo Papa, Suzana Barelli e Christian Burgos, durante o jantar "Descobridores". Foto: Ricardo Hara,
Tal como em uma saga, Papa e sua equipe passaram sete anos concentrados na zona central, resumindo-se aos vales do Maipo e do Rapel, para depois se expandirem por todo o Chile. “Percorremos mil quilômetros de norte a sul, da cordilheira ao mar, explorando nossos tesouros. Foi nessa busca que encontramos o Vale do Limarí para os Chardonnay e Pinot Noir. Também escolhemos o vale do Bío-Bío para duas edições limitadas de Chardonnay e Pinot Noir que expressam de maneira extraordinária este terroir. Para o Cabernet Sauvignon e Syrah elegemos o Maipo, uma das origens mais reconhecidas para a produção de grandes tintos em nosso país. Depois nos dirigimos a Rapel e, em seguida, fomos para o Maule, Itata. Ou seja, já cobrimos praticamente todo o território. Assim, hoje em dia as degustações de Marques de Casa Concha são super divertidas porque temos a oportunidade de viajar com os sentidos e percorrer quase todo o país e todas as áreas muito atraentes e de ótima qualidade”, conta Marcelo.
Curioso notar como a origem influi decisivamente no desenvolvimento da vinha e nos vinhos que serão produzidos. O Limarí, por exemplo, segundo Marcelo Papa, entrega vinhos de muita estrutura, muita tensão, muito mais elétricos. São vinhos salgados, calcários, bem verticais. E sua obsessão era tentar levar esses vinhos nessa direção. Isto é, produzir vinhos com muita estrutura, longos, bem elegantes atualmente e com a madeira muito bem integrada.
Um enólogo, um Vinho. Crédito: Divulgação |
Quando o assunto é Carménère, todos os holofotes de Papa se voltam para Peumo, que dá origem ao vinho mais encorpado do portfolio Marques de Casa Concha. “O Carménère é Peumo, sem sombra de dúvida. É o vinho, eu diria, mais generoso, o mais opulento da linha”, comenta.
San Clemente, mais precisamente Talca, em direção à Cordilheira, por sua vez, é onde o Merlot da linha se expressa resultando em um vinho mais fresco, com boa tensão e presença de fruta, mas muito delicado. Já o rosé, segundo Papa, assim como o Cabernet se destaca pela força e a potência, este rótulo encarna aa delicadeza e a elegância. “Lançamos também um Malbec muito interessante da região de Maule. É um rótulo que apresenta muita identidade. Um Malbec mais tenso, mais fresco, com um pouco mais de acidez, não tão voluptuoso como os argentinos”, comenta Papa, o “Descobridor”.
Quando indagado sobre novas e possíveis descobertas, Papa acredita acredita que Limarí poderia produzir outras variedades além do Pinot Noir e Chardonnay, mas sempre em um esquema muito limitado porque a região é uma área com pouquíssima água e para produções muito massivas pode ser arriscado. “É uma área extraordinária, mas também muito extrema. Portanto, é preciso experimentar e privilegiar a produção de vinhos de alta gama e capazes de oferecer algo excepcional”, observa.
Ao falar de suas experiências nesta jornada de “Descobridor”, ele comenta sentir uma emoção muito grande, quando após a primeira colheita você sente na taça tudo o que imaginou sobre como seria o vinho: “A descoberta de todas as origens é um desafio belíssimo e cada uma implica trabalho e dedicação especial”, conclui.
Quem quiser conhecer alguns dos mais pontuados varietais Marques de Casa Concha pode adquirir uma coleção com 6 rótulos, incluindo Chardonnay, Carmenère, Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec e Cinsault Rosé, ao custo de R$ 1000,00 na www.encontrevinhos.com.br
Sobre Marques de Casa Concha
A permanente vocação para explorar novas variedades de terroirs do Chile dá origem à vinhos inovadores e de vanguarda como os da linha Marques de Casa Concha, rótulo de alta gama da Vinícola Concha Y Toro. Desde sua criação, Marques de Casa Concha tem sido amplamente reconhecido pela imprensa internacional e conquistado menções por 5 vezes na lista dos 100 melhores vinhos do mundo pela Wine Spectator. São vinhos fiéis a expressão de origem e variedade, e que representam a diversidade de terroirs do Chile. Experimentar novas técnicas de vinificação e manter o espírito inovador da marca, somando-se à habilidade de dar aos vinhos personalidade e sentido de origem, é o que move Marcelo Papa, enólogo de Marques de Casa Concha, a criar rótulos excepcionais, e o que faz dele um dos profissionais mais reconhecidos e respeitados do Chile.
São atualmente 8 rótulos na linha completa, incluindo Rosé, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, Carmenère, Malbec e Etiqueta Negra.Suas uvas são cultivadas desde a costa, passando pela Cordilheira dos Andes, representando toda a diversidade do Chile. Possui 7 origens para suas variedades, o que garante que cada uma delas seja cultivada na área mais adequada a seu tipo, resultando em vinhos excepcionais.