Orquestra Ladies Ensemble traz solista da Ucrânia para concerto em homenagem ao país

 Concerto Holodomor faz referências à guerra de 2022 e à grande fome dos anos 1930 com participação do coral do Barvinok e da cantora Tatiana Pyrogova – artista honorária da Ucrânia

A orquestra Ladies Ensemble realiza em novembro o concerto Holodomor, um espetáculo realizado pelo Ministério do Turismo e Centro Cultural Solar do Rosário. As apresentações acontecem no Auditório Regina Casillo, no centro de Curitiba. Com direção artística e musical de Fabiola Bach Akel, o concerto homenageia a Ucrânia em um programa dedicado a obras folclóricas e de compositores contemporâneos do país, com participações do coral do Folclore Ucraniano Barvinok e da cantora Tatiana Pyrogova – destaque do Coro Nacional da Ucrânia Veryovka e artista honorária do país. As apresentações acontecem nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) às 17h.
 

Ao abordar a guerra atual e a tragédia do Holodomor – a Grande Fome que matou milhões na Ucrânia durante o regime soviético de Joseph Stalin –, o espetáculo transforma a história de tristeza em arte e apresenta a beleza da cultura ucraniana como símbolo de resistência, esperança, tradição, impacto e equilíbrio para a plateia. A orquestra apresenta histórias da resistência ucraniana, conectando textos de cartas enviadas por sobreviventes às obras do programa.



O convite a uma solista mulher e ucraniana reforça esses conceitos. Além de representar suas conterrâneas em um momento de grandes dificuldades para as mulheres de seu país, Tatyana Pyrogova traz a tradição do Coro Veryovka  – um dos maiores exemplos de folclore para grupos como o Barvinok, da Sociedade Ucraniana do Brasil, que mantêm a cultura ucraniana na diáspora e vêm sendo, desde sua criação, uma vitrine da Ucrânia para o mundo.

 

Programa

Além de canções tradicionais como “Oi Tchei Toi Kin Stoiit” – apresentada com arranjo do maestro ucraniano Oleksandr Cheberko e as solistas Oksana Meister (violino) e Priscila Malanski (piano) –, o programa inclui obras de compositores e poetas ucranianos como Myroslav Skoryk, Yevhen Stankovych, Yurii Shevchenko, Lev Lepkyĭ e Taras Schevchenko. O regente principal será Felipe Melnyk Oresten, maestro do Folclore Ucraniano Barvinok, que também assina a direção artística e musical do espetáculo.

 

O maestro da Ladies Ensemble, Roberto Ramos, rege duas obras: “Stoiit Hora” – mais uma canção folclórica com arranjo de Cheberko e solo de Maria Bellorin Montano (violoncelo) – e o movimento "Lacrimosa", do Réquiem de Mozart – única peça de fora do repertório ucraniano, com participações de Renata Guidelli (soprano), Andressa Sousa (mezzo-soprano), Yago Strugulski (tenor) e Luiz Monteiro (baixo).


Fotos: Divulgação 

Postagens mais visitadas deste blog

MON oferece mediação e atividade artística online sobre fotografia

Casamento Mocellin & Pimentel Slaviero...

R.I.P Rei PELÉ