Instituto Unimed Curitiba distribui mais de 6 mil peças em Campanha do Agasalho

 Em 15 anos de ação, já foram doadas mais de 60 mil peças e em 2023 a ação também beneficiou pets

Kátia Lessa (dir), coordenadora do Instituto Unimed Curitiba, entrega doações à comunidade da Caximba. 
Crédito: Priscila Naufel 

A Campanha do Agasalho realizada pelo Instituto Unimed Curitiba contou com a colaboração de médicos cooperado e colaboradores da cooperativa e empresas do grupo e da população em geral e bateu a marca de 6.461 peças arrecadadas, entre roupas, cobertores, calçados, mantas e outros itens para adultos, crianças e pets. Sim, pela primeira vez as pessoas foram estimuladas a doarem cobertores, camas, mantas, medicação e ração para pets.

A instituição beneficiada com os artigos pets foi a ONG Amigo Animal, que se dedica a cuidar de mais de mil animais abandonados ou vítimas de maus-tratos antes que sejam encaminhados para adoção consciente e responsável. Além disso, neste ano, os participantes também puderam fazer doações via pix. O valor recebido foi revertido para a compra de cobertores para pessoas (60%) e pets (40%).

“A solidariedade também é uma forma de cuidar do outro. Essa campanha traduz o nosso compromisso de cuidar das pessoas e reforça o nosso interesse pela comunidade, que é o sétimo princípio do cooperativismo”, afirma Rached Hajar Traya, diretor-presidente da Unimed Curitiba. 

Entrega das doações na aldeia Kakané Porã reuniu as 48 famílias da comunidade. 
Crédito: Priscila Naufel 

Desde 2008, quando foi realizada a primeira campanha do agasalho pela Unimed Curitiba, já foram arrecadadas mais de 60 mil peças, beneficiando mais de 14 mil pessoas atendidas por organizações sociais. Em 15 anos de ação, essa foi a maior arrecadação e as organizações sociais beneficiadas foram Associação das Mulheres Indígenas Kakané Porã; Comunidade do Caximba; Instituto TMO - Casa Malice; Fundação de Ação Social – FAS e Provopar Ação Social.

Leandro Kótãnh dos Santos, um dos líderes da aldeia indígena Kakané Porã, que significa “fruto bom da terra”, disse que as doações recebidas foram destinadas para 48 famílias da comunidade. A aldeia urbana, localizada em Campo de Santana, em Curitiba, existe há 15 anos e reúne 180 indígenas das etnias caingangue, guarani e xetá. “Agradecemos à Unimed Curitiba e a todos que participaram da campanha. Fomos muito beneficiados pelas doações”, afirmou.

Alice Legnaghi, responsável pela administração da ONG Amigo Animal também fez questão de agradecemos pelas doações recebidas por meio da campanha do agasalho. “Abrigamos mais de 800 cães em nossa chácara em Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba, e tínhamos recebido poucas doações de cobertas para nossos cães neste ano. O inverno sempre nos deixa muito preocupados sobre como aquecer nossos cãezinhos. Essa doação chegou bem a tempo para esquentar nossos animais”, comemorou.

Para Kátia Lessa, coordenadora do Instituto Unimed Curitiba, essa campanha teve grande adesão e por isso o recorde de arrecadação. “Nosso instituto nasceu para ampliar o cuidado com as pessoas das comunidades onde a cooperativa está inserida e para fortalecer as organizações sociais existentes, formando uma rede de assistência e solidariedade. E ações como essas demonstram a força do cooperativismo”, destaca.

A campanha do Agasalho Unimed Curitiba 2023 contou com parcerias da rede de Farmácias Droga Raia e da AFOCA - Associação dos Funcionários do Sistema Ocepar/Sescoop –PR.

 


Postagens mais visitadas deste blog

MON oferece mediação e atividade artística online sobre fotografia

Casamento Mocellin & Pimentel Slaviero...

R.I.P Rei PELÉ